Heavy Metal Online #60

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Resenha: "Sertão Saga" - Hate Embrace


Logo após 2 anos desde o lançamento do debut "Domination . Occult . Art", o Hate Embrace retorna com um trabalho fabuloso denominado "Sertão Saga", com direito à todas as músicas em português. Diretamente de Pernambuco, essa grande banda brasileira lançou um incrível trabalho conceitual voltado para o contexto histórico-cultural do cangaço, relatando a vida do herói-bandido Lampião bob o ponto de vista dos próprios cangaceiros e das pessoas que conviveram com ele. 

Diante disso, a banda sempre teve seu foco direcionado às lendas do folclore nacional e mundial, em tentativa de resgatar esses valores que não deveriam ser perdidos ou desvalorizados. 

Nessa perspectiva, a capa do novo álbum é auto-explicativa e foi produzida pelo próprio baterista Ricardo Necrogod que conseguiu representar todo o "sentimento regional" de outrora na arte, em forma de seca, fome e morte. Vale ressaltar que o Hate Embrace é detentora de uma sonoridade singular e marcante, fazendo uso de teclados para a criação de uma atmosfera mística e apresenta letras bem conceituadas.

É muito difícil escolhermos as melhores faixas, mas podemos citar como as principais: Vidas Passadas, Utopia e Imponência, para que possamas falar sobre elas.

A escolha de "Vidas Passadas", para a faixa de abertura foi excelente, pois conseguiu transpassar toda uma idéia/sentimento de dor e angustia que só quem viveu naquele meio consegue explicar e embora toda essa problematização ocorra, ainda há a experança de melhora de vida que todos os sertanejos tinham para conseguir seguir em frente em meio a tantas dificuldades. Tal idéia pode ser extraida do trecho:

"Sinta... Observe... Tenha força
Tenha coragem, siga em frente... Sempre em frente
Escutem! É o vento que anuncia. Em meio a campos devastados...
Ainda pode haver vida... Saga no sertão
Escutem! É o vento que anuncia!
"

Já em  "Utopia", há uma exaltação do Lampião em primeira pessoa, relatando "um homem que segue suas leis é aquele que está em batalha", comparando-o com um rei, e que para sabermos se no final das contas ele era um herói ou bandido, devemos apenas abrir nossos olhos.

Por fim, em "Imponência", é feita a mescla das duas ideologias, fazendo de lampião um herói-bandido impiedoso e forte, um guerreiro de verdade que semeia sua terra com o sangue que faz jorrar no chão.

Portanto, em "Sertão Saga" existe todo um enrredo calcado no cangaço, com letras bem elaborada e expressivas, sendo bem acompanhadas de um instrumental pesado e bem elaborado. Estando assim, entre as melhores bandas que exaltam a cultura nacional.

Faixas:
1. Vidas Passadas

2. Intolerância

3. Revolta

4. Guerranunciada

5. Utopia

6. Lampião Rei

7. Imponência

8. No Rastro

9. O Começo do Fim   

Membros: - 
George Queiroz (Vocal)
João Paulo (Guitarra)
Alexandre Cunha (Baixo/Vocal)
Ricardo Necrogod (Bateria/Vocal)
Vinícius Campos (Teclado)
 
Links: 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário