Heavy Metal Online #60

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Entrevista: Banda Velório [BA]


1- Primeiramente queria agradecer ao Doka, baixista e frontman da banda por ter aceitado o nosso pedido de entrevista, será de grande satisfação para mim e para o site. Começando a entrevista vem a pergunta clássica, da onde surgiu o nome Velório e como a banda foi formada?
"A banda tem esse nome por causa de um trocadilho que fizemos, com os nomes de algumas bandas tipo: Dark Funeral, Funerus, Funeratos e Sepultura. Então a gente teve a seguinte ideia: Antes do Sepultura, tem que ter o Velório, foi dai que surgiu o nome."

2- Hoje vocês contam com um Demo, você acredita que ela ficou dentro das expectativas da banda com as críticas recebidas? A banda pensa em projetos futuros? Como um videoclipe por exemplo.
"A nossa "demo" foi feita com uma baixa produção, como na época, era o que podíamos gravar e também não tínhamos nem um material físico foi ai que resolvemos gravar esse material. E respondendo sua pergunta, ela não ficou dentro das minhas expectativas."

3- E as inspirações? Quais bandas ou artistas mais influenciaram no som do Velório?
"Cara, a gente tem muitas influências dentro do metal em geral, tipo, eu poderia falar sobre influências em comum exemplo: Behemoth, Slayer, Cannibal Corpse, Dimmu Borgir, Vader entre outras....!"

4- Quanto à cena regional, você acha que está forte ou ainda precisa melhorar em algum aspecto?
"Sobre a cena regional, tá mais ou menos, falta muito apoio de muita gente que está direta e indiretamente dentro das cenas, tipo: falta muito incentivo do poder público-municipal, porque o rock e metal, não tem muito incentivo dessas diretrizes. Também tem a falta de união entre os próprios públicos, seja rock ou metal, essa galera não comparece nos shows das cidades vizinhas ou sua própria cidade, isso é deprimente. Falta melhorar é muito! Primeiro passo é a união entre as bandas, os públicos desses tipos de som e organizadores de eventos, fazer um "network" de todas as cidades que tem bandas e eventos, já seria um grande avanço, com relação a atual cena."

5- Hoje uma discussão que já vem de muito tempo está com mais força do que nunca, divide opiniões de vários músicos, estou falando de tocar no mesmo evento que uma banda de White Metal, qual seu ponto de vista quanto a isso?
"Nada, contra, nós geralmente tocamos para um público especifico, nosso público é do Thrash e Death metal, nós nunca tocamos junto de bandas de White Metal, mas se um dia chegássemos a dividir o tocar em um mesmo evento, não veja nada de mais nisso."

6- Como músico você já se sente realizado tocando com o Velório?
"Ainda Não, más é orgulho sermos reconhecidos em alguns lugares, pela galera, tendo em vista que nunca tocamos fora da nossa região."

7- Qual a sua maior inspiração? Tanto de banda quanto de músico.
"Minha maior inspiração é uma banda que não tem nada haver com o metal, essa banda é o Green Day, desde os anos 90 quando eu ouvi o album Dookie pela primeira vez eu pirei na linha de baixo da música: Longview e She, foi depois que eu ouvi essas músicas que meu gosto pelo baixo elétrico foi despertado. E músicos são: Billie Joe Armistrong, Mike Dirnt e Tre Cool."

8- Atualmente o Velório está sem baterista, vocês já tem alguém em mente para ocupar a vaga? O que é preciso pra tocar com a banda?
"Não, não temos ninguém em mente, e para ocupar a vaga o batera tem quer ser: Humilde ( odeio gente exibida) ser comunicativo ( se algo te incomoda e você não se expressa e quer que as pessoas adivinhe o que passa por sua cabeça ai fica difícil) comprometido com o som que a banda se propõe a fazer (não adianta um baterista extremamente técnico, se ele não respeitar a proposta da banda, isso soará estranho cedo ou tarde e vai acabar comprometendo a credibilidade da banda e morar perto da nossa cidade, porque não vivemos de música."

9- Para finalizar a entrevistar gostaria de saber qual banda além do Velório, é uma promessa dentro do cenário nacional em sua opinião.
"O cenário tem muitas bandas boas, más infelizmente, dificilmente alguma delas chegarão aos holofotes que merecem, temos uma banda de Feira de Santana, chamada Human, que é muito foda, temos HeadHunter D.C tá ai no cenário desde 1988, temos a Dearylands que é uma das melhores bandas que eu já escutei em toda a minha vida, mas como eu disse o cenário metal & rock está muito fraco!"

3 comentários: